Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
08 de agosto de 2012
Iecac realiza mais de 200 atendimentos gratuitos em ação no Dia Nacional de Controle do Colesterol

Iecac realiza mais de 200 atendimentos gratuitos em ação no Dia Nacional de Controle do Colesterol

Para comemorar o Dia Nacional de Controle do Colesterol, o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac) realizou, nesta quarta-feira (08), uma série de ações gratuitas. O evento ocorreu no Espaço Saúde, na Cobal do Humaitá, tendo 220 atendimentos realizados pela equipe do Instituto. Quem esteve por lá, recebeu orientações sobre saúde das áreas de nutrição, psicologia e assistência social, além de aferir pressão arterial e medir glicose.

O aposentado Geraldo Silveira, de 67 anos, descobriu no evento que está com hipertensão e recebeu orientações dos profissionais do Instituto.

- Ainda bem que descobri logo, hoje mesmo vou procurar um médico. Esta ação é maravilhosa, o atendimento foi espetacular. Além de medir pressão, fui atendido pelo serviço social - contou.

Maria Pinheiro, de 72 anos, quando soube que o evento estava acontecendo no caminho para o dentista, aproveitou para medir a glicose.

- Vi que está tudo bem comigo, recebi conselhos de alimentação saudável. Gostei muito de ter vindo, foi muito proveitoso - revela, aliviada.

O diretor do Iecac, Antônio Ribeiro Neto, falou sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares.

- A doença cardiovascular é a que mais mata no mundo, no Brasil não é diferente, são 300.000 mortes por ano. O importante é lembrar que hábitos saudáveis, como boa alimentação e práticas de exercícios, aumentam a qualidade de vida. A população deve estar atenta - explicou.

Sobre o Instituto - O Iecac é referência no estado no tratamento de doenças cardíacas em adultos e crianças. Possui o Ambulatório de Hipertensão Arterial Resistente, onde são tratados pacientes com diagnóstico de hipertensão arterial resistente de difícil controle através de consultas frequentes e realização de palestras durante o ano.

O Instituto conta ainda com o Centro de Cardiologia do Exercício, que funciona desde 1960 e é pioneiro no país em reabilitação cardíaca. Já passaram pelo serviço mais de 50 mil pacientes que fazem atividade física supervisionada duas vezes por semana durante seis meses com o objetivo de controlar a doença. Desse total, pelo menos 70% apresentam hipertensão arterial além da doença principal.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!