Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
14 de agosto de 2012
Hanseníase: treinamento de equipes para diagnóstico precoce da doença

Hanseníase: treinamento de equipes para diagnóstico precoce da doença

Com o objetivo de realizar diagnóstico precoce da hanseníase em um número cada vez maior de municípios, a Gerência de Dermatologia Sanitária - em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – está promovendo as Campanhas Municipais para Descentralização do Programa de Controle da Hanseníase. Essas campanhas consistem em treinamentos teóricos e práticos de equipes médicas locais para diagnóstico precoce e atendimento da doença nas unidades de saúde próximas a residência dos portadores.

Os objetivos das campanhas de descentralização são: diagnóstico precoce dos casos de hanseníase existentes na micro-área da campanha; treinamento prático de profissionais para o diagnóstico da hanseníase; e mobilização e sensibilização em torno da doença por parte de membros da comunidade de saúde, da sociedade científica e da população em geral.

Os casos de hanseníase identificados durante a campanha receberão atendimento imediato e serão notificados e acompanhados na região da sua área de residência. Apenas os casos de maior complexidade serão encaminhados para as referências municipais e/ou estaduais.

As próximas ações serão na quarta-feira (15/08), no Posto de Saúde da Família Pilar I e II (Rua Carlos Alvear s/nº), em Duque de Caxias; e no dia 20/08, no PSF Heliópolis, na Praça Caio Viana Martins s/nº, em Belford Roxo.

Mutirão de cirurgias - Durante os dias 6 e 10 de agosto, foi realizado o 3º Seminário de Cirurgias Preventivas e Reparadoras em Hanseníase, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Iniciativa da gerência de Dermatologia Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Hospital Clementino Fraga Filho, da UFRJ, a Sociedade Brasileira de Dermatologia/RJ e o Ministério da Saúde. O mutirão de cirurgias preventivas e reabilitadoras de pacientes com hanseníase também funcionou como treinamento prático para as equipes de profissionais. A hanseníase é uma doença silenciosa, que, muitas vezes, se manifesta com sintomas pouco valorizados pelos pacientes e que pode causar incapacidades e deformidades se não for tratada precocemente.

Estado concede salário mínimo para ex-pacientes de hanseníase - O Governo do Estado do Rio de Janeiro aprovou em fevereiro a Lei nº 6.165, proposta pela Secretaria de Estado de Saúde, que autoriza o pagamento de indenização especial no valor de R$ 622 para ex-pacientes de hanseníase. A pensão vai beneficiar 353 pessoas que tiveram a doença e prestaram serviço nos antigos hospitais-colônia do estado, atualmente o Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária e o Hospital Estadual Tavares de Macedo. Somadas, as indenizações chegam a R$ 1,6 milhão por ano.

 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!