28 de agosto de 2012
Campanha de vacinação abrange mais de 1,3 milhão de crianças

A campanha de atualização da Caderneta de Vacinação Infantil terminou na última sexta-feira (24), com 1,3 milhão de crianças vacinadas contra várias doenças no país. É a primeira vez que o Ministério da Saúde – em conjunto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde – realizou a estratégia. Durante a semana de atualização, foram disponibilizadas aos menores de cinco anos todas as vacinas do calendário básico da criança. A partir de agora, ocorrerá todos os anos, sempre no segundo semestre. No primeiro semestre continuará a ser realizada a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. O principal objetivo da atualização da Caderneta é reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal e, consequentemente, o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis.

Foram aplicadas 2.259.916 milhões de doses de vacinas em crianças menores de cinco anos. A vacina tríplice bacteriana (DTP) foi a mais administrada, com 456.385mil doses. Também foram aplicadas 381.177mil doses da vacina oral poliomielite; 374.724doses da tríplice viral; e 280.576doses da vacina pneumocócica conjugada 10 valente.

(Com informações do Ministério da Saúde)