21 de setembro de 2012
Vital Brazil entregará 6 milhões de cápsulas de rivastigmina ao SUS

Uma boa notícia na semana do Dia Mundial da Doença de Alzheimer, comemorado em 21 de setembro: o Instituto Vital Brazil entregará mais seis milhões de cápsulas de rivastigmina, usado no tratamento da doença, a partir do próximo dia 28. Hoje, a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) é de cerca de 25 milhões de cápsulas anuais para 6 mil pacientes cadastrados. Em junho, o Instituto já tinha entregue outros 6 milhões de cápsulas.

A medicação foi encomendada pelo Ministério da Saúde e possui quatro apresentações: 1,5mg, 3mg, 4,5mg e 6mg, em blisters de 15 cápsulas cada. Desde junho, o Ministério pode atender aos usuários do SUS com menores custos, sem necessidade de comprar a rivastigmina com empresas particulares. A distribuição ocorre gratuitamente nos polos de atendimento do governo.

Em parceria com o laboratório farmacêutico Laborvida e com participação da EMS, além das indústrias de química fina Globe e Nortec, o Vital Brazil será é o único laboratório oficial responsável pela produção da rivastigmina. O convênio é resultado da estratégia do Governo Federal de integrar os setores públicos e privados, a fim de estimulara fabricação de medicamentos no Brasil e, assim, fortalecer o campo da Saúde.

“Posteriormente, o Instituto Vital Brazil irá fabricar a solução oral da rivastigmina, que hoje encontra-se em processo de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, adianta Antônio Werneck, presidente do Instituto.

O Alzheimer é uma doença degenerativa, ainda incurável e terminal, caracterizada pela perturbação de múltiplas funções cognitivas, como memória, atenção, aprendizado, cálculo, linguagem e julgamento. Esses sintomas, às vezes, são acompanhados por deterioração do controle emocional, do comportamento social ou da motivação. No Brasil, existem mais de 1,2 milhões de pessoas vítimas do Alzheimer e ela ataca, geralmente, maiores de 65 anos, embora seu diagnóstico também seja possível para os mais jovens.

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.