Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
23 de outubro de 2012
Telemedicina será usada no Centro de Referência de Trauma do Idoso para agilizar o atendimento

Telemedicina será usada no Centro de Referência de Trauma do Idoso para agilizar o atendimento

O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, demonstrou a utilização de telemedicina no atendimento aos pacientes do Centro Estadual de Referência do Trauma de Idoso, inaugurado esta segunda-feira (22) no Hospital São Francisco, na Tijuca, com a presença do governador Sérgio Cabral, do vice Pezão e do arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. Como a cirurgia deve acontecer em até 48 horas da fratura, cada minuto vale ouro. Por isso, os tablets com conexão a internet que serão distribuídos nos sete hospitais estaduais de emergência e nas quatro ambulâncias do serviço serão fundamentais.

Quando um paciente acima de 60 anos e com quadro de fratura de fêmur proximal der entrada nestas unidades de emergência, há um rígido protocolo que determinará se ele é apto ou não a ser transferido para o CETI e operado. Estas informações serão repassadas para o enfermeiro responsável pelo atendimento nas ambulâncias do CETI via tecnologia de telemedicina e também para a equipe de plantão no Hospital São Francisco, que poderá dar pareceres de maneira remota.

Assim, quando o paciente der entrada no Centro de Trauma do Idoso, todas as informações já serão de conhecimento das equipes.

Telemedicina na rede estadual - Os profissionais de saúde das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) contarão no início de 2013 com esta nova tecnologia para agilizar e melhorar a qualidade do atendimento à população. O governo estadual já concluiu os testes com telemedicina que permitirá a realização de ações médicas a distância, e selecionará em breve a empresa responsável pelos equipamentos instalados nas unidades de saúde através de licitação.

Nas UPAs, os novos recursos irão atender aos pacientes com AVC, infarto e de pediatria. Com a telemedicina, os médicos das unidades poderão interagir e trocar informações sobre casos especiais através de videoconferência com profissionais das Centrais de Especialistas da Secretaria de Saúde. A tecnologia, que está em teste desde junho, foi utilizada na UPA de Botafogo e aprovada por médicos.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!