Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
14 de novembro de 2012
Secretaria de Saúde reúne técnicos e Departamento de Sangue Britânico para discutir ações em grandes eventos

Secretaria de Saúde reúne técnicos e Departamento de Sangue Britânico para discutir ações em grandes eventos
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promoveu nesta quarta-feira, dia 14 de novembro, no Palácio Guanabara, a segunda conferência para a organização da saúde em grandes eventos. O objetivo é conhecer as melhores práticas e debater ideias para definir o plano estratégico do estado com vistas na Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas. No encontro, Keith Grimmett, do departamento de Sangue e Transplantes do Serviço Nacional de Saúde Britânico, contou sobre a experiência das Olimpíadas de Londres.

Grimmett foi o responsável por estruturar a rede de coleta de sangue e deixar a capital britânica preparada para receber os Jogos Olímpicos de 2012. Entre as medidas adotadas estava a busca da fidelização do doador, tornando o ato um hábito adquirido da população para garantir um bom estoque do banco de sangue ao longo de todo o ano.

- O desafio foi grande. Mudamos a logística de entrega de sangue adequando aos horários de menor trânsito, levamos sangue de uma cidade para outra não só em Londres e organizamos o armazenamento do estoque. Na campanha, unimos o espírito olímpico ao ato de doar sangue e tivemos atletas envolvidos na causa – detalha Keith Grimmett.

Hoje no Rio de Janeiro menos de 2% da população é doadora regular de sangue. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é taxa entre 3% e 5%. O Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia coletar o dobro de doações que recebe atualmente. Além da sede do hemocentro, próximo ao Campo de Santana, na capital, há outros 26 postos de coleta distribuídos pelo estado.

- O trabalho da Secretaria Estadual de Saúde está focado em estruturar a rede para receber os grandes eventos que o município do Rio de Janeiro sediará nos próximos anos. Sobre a questão do abastecimento de sangue estamos desenvolvendo o Plano Estadual de Captação de Sangue, que tem entre as metas para até 2016, suprir 100% da demanda das nossas unidades de saúde e criar um banco de reserva de sangue para os Jogos. Para isso, estamos investindo em educação, sensibilização da população para a necessidade de doar sangue de forma rotineira e estruturando a rede de coleta e armazenamento de sangue – explica a subsecretária de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto.

O evento – Entre os participantes do encontro estavam diretores dos hospitais de emergência de toda a rede pública de saúde e dos principais hospitais privados, coordenadores das UPAs e dirigentes de entidades relacionadas à saúde e aos eventos esportivos; além de representantes de outros estados.

Em setembro foi realizado o primeiro dessa série de encontros. Na ocasião, o médico britânico Kevin Mackway-Jones, um dos responsáveis pela coordenação das emergências nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Londres e idealizador do Protocolo de Manchester de Triagem em Emergências, discutiu o serviço de pronto-atendimento com os profissionais de saúde presentes. A ideia é que eventos semelhantes, com diferentes temas aconteçam regularmente até 2014.

Semana do Doador - Entre os dias 21 e 28 de novembro, a Semana do Doador de Sangue será marcada por uma série de ações promovidas pelo Hemorio, que visa conscientizar à população sobre a necessidade de fazer doações de sangue de forma constante.

Nos dias 21 e 22, a programação inclui uma grande coleta na Cinelândia, que terá uma estrutura especial montada para receber cerca de 500 voluntários, com direito à presença da Escola de Samba Império Serrano. Para aumentar a capacidade da coleta, no local haverá vans para que as doações também possam ser feitas direto na sede do Hemorio,

Será na sede também que vão acontecer palestras e eventos voltados para o público jovem, pensando numa nova geração de doadores, como parte dos programas Clube 25 e Jovem Salva Vidas. A programação inclui ainda apresentação de coral e homenagem aos destaques do ano. A campanha espera receber cerca de 2000 doadores até o dia 28 de novembro.

Caravana do Doador – Além da capital, moradores de Itaboraí e São Gonçalo também terão ações para estimular o hábito da doação. No dia 22, um ônibus sairá do Hospital Prefeito João Batista Caffaro, em Itaboraí, às 8h30, levando funcionários e moradores de comunidades próximas à unidade, à UPA de Itaboraí, às UPAs São Gonçalo I e II e ao Hospital Estadual Alberto Torres até o Hemorio, no Centro do Rio. No caminho serão distribuídos folhetos sobre a importância da doação de sangue, incentivando aqueles que não possam participar da Caravana a comparecer ao Hemorio em outro dia.

Informações ao doador - Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 postos de coleta distribuídos pelo estado.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!