Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
14 de junho de 2016
Dia Mundial do doador de sangue no Hemorio


O Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, o Hemorio, hemocentro do RJ que abastece mais de 180 unidades de saúde veiculadas ao SUS, reforça a importância da doação de sangue no estado do Rio de Janeiro: nos últimos meses, a unidade vêm recebendo cerca de 150 voluntários, apesar de ter capacidade instalada para cerca de 500 doadores por dia.

- A doação de sangue é um ato de amor ao próximo. Precisamos contar com o engajamento e a solidariedade da população para manter os estoques de sangue abastecidos. É fundamental que as pessoas se conscientizem quanto à importância de doar sangue sempre e fazer disso um hábito – destaca o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

A Organização Mundial da Saúde estima que o ideal é que entre 3 e 5% da população de um país seja doadora constante de sangue – como acontece no Japão e nos Estados Unidos, por exemplo. No Brasil, este percentual é inferior a 2% e no Rio de Janeiro fica em torno de 1,5%.

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos, o comparecimento dos voluntários se faz ainda mais necessário.

- Datas como esta são importantes porque chamam a atenção da população. Qualquer pessoa pode precisar de uma doação de sangue a qualquer momento, portanto, ajudar é papel de todos. Sem qualquer dano à própria saúde, homens podem doar até quatro vezes por ano e as mulheres, três vezes. Doar sangue é um ato de cidadania, é fazer o bem – reforça Luiz Amorim, diretor do Hemorio.
Parceria – Em apoio ao Hemorio, a Nexcare, marca de cuidados pessoais da 3M, dará início nesta terça-feira (14/6) à segunda edição da Campanha DOE, na unidade. Com o tema “Sinta a batida. Doe Sangue”, a ação vai distribuir curativos à prova d´água, personalizados com cinco estampas exclusivas, inspiradas em ritmos musicais do mundo todo. A parceria ainda conta com a participação de outros três hemocentros do país: São Paulo (com a Fundação Pró-Sangue), Belo Horizonte (Fundação Hemominas) e no Hemocentro de Campinas, em SP.

A proposta é que os doadores postem fotos com o curativo para posts em redes sociais com a hashtag #DoeSangue, convidando amigos e conhecidos a doar.

Coleta Móvel na Ilha do Governador – Em parceria com a TV Globo, a equipe de coleta móvel de sangue do Hemorio estará na Vila Olímpica da Ilha do Governador, entre 10h e 15h.

Informações ao doador - O Hemorio funciona todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser obtido no site do Hemorio: www.hemorio.rj.gov.br ). Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 25 unidades de coleta distribuídas pelo estado.

O Hemorio, localizado na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio, é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para cerca de 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde - SUS.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!