Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
20 de julho de 2016
UNAIDS e Ministério da Saúde vão promover respeito às minorias e prevenção do HIV na Olimpíada

UNAIDS e Ministério da Saúde vão promover respeito às minorias e prevenção do HIV na Olimpíada

Cerca de 30 voluntários participaram na última terça-feira (12), no Rio de Janeiro, de um treinamento para a campanha do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) que vai promover o respeito à diversidade e a prevenção do HIV durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A iniciativa vai mobilizar o público que frequentar os live sites das competições — locais criados pelo Comitê organizador das Olimpíadas para a transmissão das competições e outras atividades na Zona Portuária e em Madureira.

Também estão previstas ações na Casa Brasil, no Pier Mauá, e nas ‘casas’ de países parceiros — instalações montadas especialmente para os Jogos e espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro. A campanha também será desenvolvida nas redes sociais. Um dos pontos do projeto é o incentivo à realização da testagem para o HIV, bem como a defesa dos direitos das pessoas vivendo com o vírus.

Respeito, tolerância e solidariedade

Nos últimos anos, tanto no Brasil, quanto ao redor do mundo, uma onda de extremismo e polarização no campo político e das ideias tem exacerbado a violência contra os mais vulneráveis – minorias, pessoas LGBTI, refugiados, pessoas vivendo com HIV, entre outras populações. Na maioria das vezes, tais ações não apenas culminam em violações dos direitos humanos, como contribuem para alimentar a percepção de que diversas conquistas acumuladas nesta área nas últimas décadas podem estar ameaçadas. A campanha quer ser, também, uma resposta a esse cenário, promovendo atitudes e sentimentos que reforçam a importância do respeito, da tolerância e da solidariedade.

Além do primeiro treinamento realizado no início da semana (12), os voluntários contarão com outros encontros preparatórios sobre temas relacionados à prevenção e testagem para HIV e à abordagem do público em grandes eventos. Um guia do voluntário também será produzido e usado em outras ocasiões para além dos Jogos, já que a campanha acontecerá em diversos momentos até o final de dezembro. O projeto conta com o apoio da União Europeia e outras agências da ONU, como o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!