Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
25 de julho de 2016
OMS pede que países intensifiquem esforços para prevenção de doenças não transmissíveis

OMS pede que países intensifiquem esforços para prevenção de doenças não transmissíveis

Uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca a necessidade de os países intensificarem os esforços em escala nacional para proteger a população de doenças cardíacas e do pulmão, câncer e diabetes. Globalmente, estas quatro doenças não transmissíveis (DNT) representam a maior causa de morte em pessoas com idade inferior a 70 anos, o que representa uma grande ameaça para o desenvolvimento sustentável.

Em 2012, 38 milhões de pessoas perderam suas vidas devido a doenças crônicas, sendo 42% delas com idade inferior a 70 anos. Mais de 80% das pessoas que morreram prematuramente estavam em países em desenvolvimento.

De acordo com a pesquisa “Avaliando a capacidade nacional para a prevenção e controle de doenças não transmissíveis”, até o momento 60% dos países criaram metas nacionais para os indicadores de DNT e 92% colocaram a prevenção de doenças crônicas em seus projetos de saúde.

Entre as ações empreendidas pelos países, destacam-se medidas preventivas em relação ao uso do tabaco e do álcool, bem como iniciativas para promover dietas saudáveis e exercícios físicos. Além disso, em 18% dos países houve fiscalização para o consumo de refrigerantes e outras bebidas com açúcar e para alimentos com alto teor de gordura, açúcar ou sal.

Para a OMS, sem esforços fundamentais, a maioria dos países não conseguirá cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de reduzir a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis em um terço. Entre as recomendações apresentadas na pesquisa, a organização sugere que os governos prestem mais atenção à formulação de políticas em setores externos à saúde, tais como o comércio e comercialização de produtos não saudáveis ou nocivos.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!