Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
28 de dezembro de 2012
Festas de fim de ano e fogos de artifício: uma combinação perigosa

Festas de fim de ano e fogos de artifício: uma combinação perigosa

Para muita gente, festejos de fim de ano que se prezem têm que ter fogos de artifício. Mas, apesar de ser um dos momentos mais bonitos, de acordo com o Ministério da Saúde, é elevado o índice de pessoas que sofrem queimaduras em decorrência do mau uso de morteiros, rojões e foguetes dos mais diversos tipos — em 2011, cerca de 500 pessoas foram internadas em virtude deste tipo de acidente.

No momento do desespero, muitas pessoas não sabem agir da melhor forma quando o assunto é queimadura. Lendas e crendices, como passar sal e pasta de dente na pele, ainda são equivocadamente utilizadas. Como proceder, então, após o acidente?

Primeiramente, a orientação que se tem é para lavar o ferimento com água corrente e fria por alguns minutos, diminuindo, com isso, a temperatura local. Posteriormente, é indicado que seja colocado um pano limpo sobre a área. Outra recomendação é para não furar as bolhas. Se as mesmas, no entanto, já estiverem rompidas, para que a gaze ou o pano limpo não grude, coloque vaselina pura na parte que entrará em contato com a área queimada.

Apesar da importância dos primeiros socorros, a vítima não deve deixar de procurar um atendimento médico especializado. Lembre-se: será lá que o paciente receberá informações mais precisas, como por exemplo, a medicação mais adequada para o caso.

Para não precisar se preocupar com os cuidados pós-queimadura, algumas medidas de prevenção devem ser seguidas. Recomenda-se que os artefatos sejam manuseados apenas por profissionais e sejam deixados longe do alcance das crianças. Na hora de soltar o rojão o material deve estar a pelo menos 60 centímetros da mão e afastado do rosto. Também é necessário evitar a proximidade com fios elétricos e nunca apontar para locais em que pessoas estejam circulando.

Comemorar o ano novo com os amigos pode ser muito prazeroso, desde que se tenha responsabilidade, sobretudo com a saúde. Prevenir é sempre melhor que remediar, já diz o ditado.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!