Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
02 de agosto de 2016
Fumo passivo: 7,5 milhões de pessoas são fumantes passivas no ambiente de trabalho

Fumo passivo: 7,5 milhões de pessoas são fumantes passivas no ambiente de trabalho

No Brasil, cerca de 7,5 milhões de pessoas não fumantes são diariamente expostas ao fumo no trabalho em ambiente fechado. Os dados foram obtidos na última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde.

De acordo com o estudo, pessoas entre 25 e 39 são as mais expostas à fumaça de cigarro no ambiente de trabalho. Os estados onde o tabagismo passivo é mais recorrente são Minas Gerais, Piauí e Pernambuco, onde mais de 19% dos adultos são fumantes passivos. No Rio de Janeiro, o número cai para 12,1% das pessoas. Além disso, cerca de 10,7% dos brasileiros estão sujeitos ao tabagismo passivo dentro da própria casa.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o fumo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo. A exposição constante a fumaça do cigarro eleva o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão em até 30% e de ter um infarto do coração em até 24%. Além disso, os fumantes passivos também estão expostos ao câncer de mama, à bronquite crônica e à enfisema pulmonar.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!