Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
02 de agosto de 2016
Síndrome metabólica em adolescentes pode ser controlada com tratamento

Síndrome metabólica em adolescentes pode ser controlada com tratamento

Uma pesquisa revelou que tratamentos para controlar a síndrome metabólica e o processo inflamatório associado à obesidade é tão importante quanto controlar o sobrepeso. O levantamento foi realizado pelo Grupo de Estudos da Obesidade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A síndrome metabólica é caracterizada pelo excesso de gordura na região abdominal, níveis elevados de triglicerídeos, alterações nas taxas de colesterol, glicemia e pressão arterial, o que eleva o risco de problemas cardíacos. Já o processo inflamatório caracteriza-se pela secreção de substancias pelo tecido adiposo, as quais são capazes de elevar o risco cardiovascular.

Na pesquisa, foram avaliados 69 adolescentes, entre 14 e 19 anos, onde 19 deles tinham a síndrome metabólica e 50 não tinham a doença. Todos os voluntários passaram por um ano de tratamento, que incluía a prática regular de exercícios físicos, uma dieta balanceada e atendimento psicológico. No final desse período, os pesquisadores constataram que, no grupo de pacientes com a síndrome, a prevalência da doença caiu de 27,6% para 13%.

Segundo os pesquisadores, com o tratamento interdisciplinar, que inclui a prática regular de exercícios, consultas com nutricionistas, psicólogos e endocrinologistas, além do encontro com fisioterapeutas para evitar lesões durante os exercícios, é possível diminuir os riscos trazidos pela síndrome metabólica. Além disso, é importante controlar o processo inflamatório, o que é feito com mudanças na alimentação e redução de peso.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!