02 de agosto de 2016
Semana Mundial da Amamentação traz campanha sobre o desenvolvimento sustentável

Este ano, a Semana Mundial da Amamentação lembra a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades sociais. No Brasil, a ação, que começou dia 1º, vai até o 7 de agosto, é coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
De acordo com o Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP, a amamentação pode ajudar no cumprimento de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São 17 ODS, que entraram em vigor em janeiro deste ano. Eles são expressos em 169 metas e representam a central da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Os ODS serão responsáveis por orientar as ações econômicas, sociais e ambientais do desenvolvimento sustentável em todos os Estados-Membros das Nações Unidas até o ano 2030.
O aleitamento materno está relacionado, por exemplo, com as metas que dizem respeito à saúde e ao bem-estar, à redução das desigualdades sociais e a outros objetivos relativos à ecologia e preservação. Além disso, a amamentação previne muitas infecções nos bebês e contribui para a prevenção de diversas doenças, tanto na mãe, quanto na criança.
Já na questão ambiental, o aleitamento é uma forma de alimentação ecológica e não predatória dos recursos naturais, sendo democrático e acessível a todas as camadas sociais. Diferentemente das fórmulas infantis e leites artificiais, que exigem processos de industrialização e não são acessíveis para toda a população.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o bebê deve ser alimentado exclusivamente com o leito materno até os seis meses, e o aleitamento deve ser estendido até os 2 anos ou mais, já com a introdução de outros alimentos, como frutas, legumes, verduras e carnes.
A cerimônia oficial da Semana Mundial de Amamentação será realizada no próximo sábado (06/08), às 11h, na Casa Brasil das Olimpíadas, no Pier Mauá, e trará o tema “Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável” e o slogan “Amamentação: faz bem para o seu filho, para você e para o planeta”.