03 de agosto de 2016
Quase 30% dos idosos brasileiros sofrem com a catarata

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 28,7% dos brasileiros com mais de 60 anos são atingidos pela catarata. Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que 51% dos casos de cegueira no mundo são causados pela doença.
A catarata é uma doença ocular, que atinge o cristalino, uma espécie de lente que fica atrás da íris do olho. A vista embaçada é um dos primeiros sintomas da doença, que tem como fatores de risco a idade, incidência de luz solar e questões sociais. Além disso, a catarata também existe na forma congênita, podendo afetar bebês em seu nascimento. Por isso, é muito importante que as crianças consultem o oftalmologista a partir dos seis meses.
Caso não seja feito o tratamento adequado, a catarata pode levar o paciente a cegueira. Os principais sintomas que devem ser acompanhados são a visão embaçada, tanto para perto quanto para longe, e a dificuldade de enxergar mesmo com os óculos. O tratamento consiste em uma cirurgia, que retira o cristalino afetado e o troca por uma lente, o que faz com que a capacidade visual seja recuperada.