Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
03 de agosto de 2016
Novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite B e Coinfecções segue para consulta pública

Novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite B e Coinfecções segue para consulta pública

A consulta pública sobre a nova versão do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite B e Coinfecções (PCDT Hepatite B) foi autorizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de 29 de julho. Após a consulta de 20 dias – durante a qual o texto receberá contribuições de toda a sociedade –, o PCDT será reavaliado, encaminhado para publicação e incorporado.

Lançado em 2011 e agora acrescido de recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), entre outras, o novo PCDT foi aprovado em junho pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). Ao lado das inovações em tratamento, o Ministério da Saúde estendeu a indicação da vacina de hepatite B a pessoas de todas as idades, independentemente de vulnerabilidades específicas.

Entre as inovações oferecidas pelo novo PCDT estão a substituição da alfainterferona pela alfapeginterferona para os portadores de hepatite B; a facilidade posológica; a substituição da lamivudina e adefovir por tenofovir e entecavir; mais indicações de tratamento; e indicações de tratamento antiviral para os pacientes que serão submetidos à terapia imunossupressora ou quimioterápica.

O documento contempla também a recomendação de nova modalidade de tratamento para hepatite Delta, com a inclusão do uso de tenofovir (medicamento com melhor supressão virológica e soroconversão) e entecavir (mais indicado para os pacientes portadores de doença renal). A hepatite Delta é endêmica em localidades de difícil acesso na Região Amazônica, cujas populações terão maiores benefícios em virtude das novas opções de tratamento.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!