Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
08 de agosto de 2016
Ministério da Saúde promove campanha de prevenção ao HIV e Aids

Ministério da Saúde promove campanha de prevenção ao HIV e Aids

Mensagens de prevenção ao HIV e Aids e de não discriminação nos Jogos Olímpicos Rio 2016 fazem parte da campanha #EuAbraço, lançada dia 6 de agosto. Realizada durante os Jogos Olímpicos nas cidades do Rio de Janeiro e Salvador, até o dia 18 de setembro, a campanha é uma estratégia de comunicação em saúde que propõe o debate sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e discriminação.

Serão realizadas ações presenciais, com mobilização nos live sites (áreas nas quais os jogos serão transmitidos para o público). Nesses espaços, serão montados os “pontos de abraço”, nos quais haverá espaço para fotos e selfies. Durante as atividades, cerca de 50 voluntários da ONG Pela Vida (RJ) e AHF Brasil estarão em pontos estratégicos do Rio de Janeiro (Parque Madureira, Praça XV e Praça Mauá) e em Salvador/BA, para a realização de distribuição de preservativos, materiais informativos, realização de flashmobs de abraço (“abraçadores” à paisana). Nesses locais, também haverá ações de mobilização com o “Homem Camisinha”, que fará ativação e distribuição de preservativos, com previsão de 500 mil preservativos masculinos e 10 mil femininos, durante todo o período dos jogos.

A campanha prevê ainda a participação de drag quens nos pontos de abraço, promovendo atividades da campanha com o público e a realização de testagem para HIV por fluido oral, realizada em pontos específicos do capital fluminense (Parque Madureira e Zona Portuária). Em Salvador, serão oferecidos testes por fluido oral para o HIV nas áreas do estádio Arena Fonte Nova e da Praia do Porto da Barra. Também haverá ações pontuais nas Casas de países parceiros (França, Itália).

A campanha será realizada online por meio de postagens nas plataformas/redes sociais do Ministério da Saúde, DDAHV, Unaids e de todos os parceiros, incluindo promoção da plataforma online “Abraçômetro”. Com a mobilização via mídias sociais, a campanha alcançará também o público jovem fora dos dois centros previstos na ação. Por meio das hashtags #EuAbraço, #YoAbrazo, #iEmbrace e #j’Embrasse, as pessoas poderão participar compartilhando fotos de si mesmas abraçando outras pessoas nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) e fazer também o upload dessa foto na plataforma online da campanha: www.abraçometro.org.br.

A campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids – UNAIDS Unaids, e conta com a parceria do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da União Europeia. A campanha também tem o apoio da AIDS Healthcare Foundation (AHF Brasil), do Grupo Pela Vidda – Rio de Janeiro para a mobilização social dos voluntários que estarão nas ruas do Rio de Janeiro, e da Prefeitura de Salvador e ONGs locais para os que atuaram na capital baiana. A ação baseia-se na experiência bem sucedida da campanha Proteja o Gol, preparada para a Copa do Mundo da FIFA de 2014 e organizada pelos mesmos parceiros.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!