08 de agosto de 2016
UNA-SUS lança novo curso para capacitar profissionais no atendimento às pessoas coinfectadas por TB-HIV

Profissionais de saúde interessados no tratamento da coinfecção Tuberculose e HIV já podem se inscrever no novo curso da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS). A capacitação Organização de serviços para o atendimento de pessoas coinfectadas por TB-HIV está com inscrições abertas até 20 de novembro.
Voltado preferencialmente para profissionais de nível superior, que manejam antirretrovirais, o curso tem carga horária de 15h e é composto por quatro atividades educacionais, que abordam desde a realização de exames e acompanhamento clínico, até a definição de fluxos para adoção de medidas para controle de infecção e a oferta de medicamentos. O curso possui um ambiente amigável e de fácil navegação, com conteúdo didático e prático. Além disso, permite ao aluno realizar o download dos conteúdos quando estiver utilizando a internet e estudar, mesmo quando estiver offline.
Quando o organismo sofre com duas ou mais doenças ao mesmo tempo o manejo pode ser mais delicado. Em soropositivos, as coinfecções dificultam o tratamento, pois debilitam ainda mais a saúde do paciente. A coinfecção TB-HIV ainda é uma condição que causa grande impacto na mortalidade de pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA), pois estão mais propensas a desenvolver tuberculose ativa do que a população em geral.
Clique aqui para fazer a inscrição.