Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
15 de janeiro de 2013
Xerém: mais de 320 atendimentos no Centro de Hidratação de Dengue

Na primeira semana de funcionamento, o Centro de Hidratação de Dengue em Xerém, Duque de Caxias, recebeu 324 pessoas com suspeita da doença, recebendo o atendimento adequado, de acordo com os protocolos. Montado como uma ação preventiva da Secretaria estadual de Saúde, o Centro está funcionando desde segunda-feira (7), de 8h às 18h. Devido ao acúmulo de lixo na cidade, a possibilidade de proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue – é muito grande. O Centro conta com 12 cadeiras para hidratação e tem capacidade de atender 300 pessoas por dia.

A indicação é que a população procure o posto de hidratação logo nos primeiros sintomas de febre e dores no corpo. Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Hellen Myiamoto, além de evitar a proliferação da dengue, a preocupação agora é conter a incidência de doenças cujo contágio se faz por consumo de água imprópria, como leptospirose, hepatite A e diarreia. Nesta segunda, a Secretaria de Estado de Saúde encaminhou mais doses de medicamentos e hipoclorito de sódio para Caxias, totalizando 10 mil doses.

- Mesmo com o restabelecimento da água feito pela Cedae, é importante que a população continue usando o hipoclorito de sódio nas caixas d'água como medida de segurança para não aumentar a incidência de doenças – recomenda a subsecretária, informando ainda que o composto pode ser adquirido no posto de hidratação da cidade.

O posto UPH de Xerém fica localizado na Avenida Nóbrega Ribeiro s/n - Xerém, Duque de Caxias.

Todas as medidas tomadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) até agora - presente na região com as equipes de Vigilância Epidemiológica desde quinta-feira (3), dia da forte chuva - visam evitar a proliferação de doenças cujo contágio se faz por água contaminada, como leptospirose, hepatite A e diarreia; por aglomerado de pessoas, como catapora e meningite; e pós-chuvas, como a dengue.

- Estamos tomando medidas contando com o pior cenário, esperando o melhor. Este centro é uma ação preventiva da Secretaria estadual de Saúde pra dar apoio ao município, tendo em vista a quantidade de lixo acumulado na cidade, aumentando a possibilidade de proliferação de mosquito da dengue - destacou o secretário Sérgio Côrtes, em vistoria aos abrigos de Xerém.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!