Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
11 de agosto de 2016
Tuberculose: SES realiza reuniões e ações de capacitação e treinamento

Tuberculose: SES realiza reuniões e ações de capacitação e treinamento

A tuberculose é uma doença infecto contagiosa causada por uma bactéria, a Mycobacterium tuberculosis, conhecida também como bacilo de Koch. A bactéria afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos e tecidos, como as meninges, pleura, rins, gânglios, pele, olhos e aparelho genital (Tuberculose Extrapulmonar). A doença tem cura, mas é preciso que seja detectada precocemente e que o tratamento seja realizado corretamente. O diagnóstico e o tratamento precoces também diminuem as chances de transmissão.

O Estado do Rio de Janeiro é o segundo do país no número total de casos. A taxa de incidência vem se mantendo alta, sendo das maiores do país. Em 2014, estado registrou 13751 casos, sendo 11408 casos novos, e apresentou a maior taxa de incidência (65,2 casos por 100 mil habitantes, sendo que na região Metropolitana I, a incidência chega a 80,8 por 100 mil habitantes) e de mortalidade do Brasil (5,1 mortes para 100 mil habitantes), com 842 óbitos.

Diante destes dados, são importantes ações de comunicação, informação. Sabendo disso, a Gerência de Pneumologia Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde tem realizado diversas ações. Em conjunto com a Atenção Básica, por exemplo, estão sendo realizadas reuniões visando a descentralização das ações de controle da tuberculose. Já foram realizados encontros com os municípios de São Gonçalo, São João de Meriti e Belford Roxo. Em breve, outros municípios serão contemplados.

Reunião com médicos

Outra ação foi realizada no dia 19 de julho, no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira do Centro de Ciências da Saúde (IPPMG) da UFRJ. A reunião foi com médicos multiplicadores para a capacitação em diagnóstico, tratamento da tuberculose na infância e exames das crianças que estão em contato com adultos bacilíferos.

Estas reuniões serão realizadas de dois em dois meses com o objetivo de melhorar o desempenho do Estado no diagnóstico e tratamento da tuberculose infantil. O trabalho de capacitação está sendo conduzido pelos professores Dr. Clemax Couto Sant'Anna, IPPMG/UFRJ; Dra. Maria de Fatima Bazhuni Pombo March, IPPMG/UFRJ; Dra. Ana Alice Amaral Ibiapina Parente, IPPMG/UFRJ; Dra. Terezinha Martire, GAFFRÉE E GUINLE/UFERJ; Dra. Mônica de Cássia Firmida, HUPE/UERJ e TELESAÚDE.

Estufas para cultura para tuberculose


Além das ações, a SES-RJ adquiriu, recentemente, estufas bacteriológicas que estão sendo doadas para alguns municípios. Estas doações irão possibilitar que estes municípios também realizem a cultura para tuberculose. Os municípios contemplados foram Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Volta Redonda e São João de Meriti. Em breve, mais oito estufas serão distribuídas para mais oito municípios ampliando a capacidade do estado do Rio de Janeiro em realizar este exame.

O Programa Nacional de Tuberculose encaminhou processo para aquisição de novas estufas. Este processo irá beneficiar os municípios de Campos dos Goytacazes, Itaguaí, Paracambi, Magé e São Gonçalo. Outro beneficiado será o Centro de Referência Hélio Fraga que já realiza todo o processo de testagem de drogas de 2ª linha.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!