12 de março de 2013
Hidratação: por que ela é tão importante nos casos de dengue?
De repente surge uma febre alta. Em seguida, uma forte dor de cabeça. Aí você sente dor atrás dos olhos, manchas na pele, moleza e dor no corpo. Atenção, pode ser dengue! Por isso, diante de sintomas como estes a orientação é para procurar imediatamente um serviço de saúde. Mesmo que a maior parte dos casos de dengue evolua sem complicações para a cura, que acontece entre cinco e dez dias, o acompanhamento de um profissional é imprescindível.
Mas há algo que você pode fazer ainda em casa ou a caminho do médico: se hidratar. Beber todo o tipo de líquidos, com exceção das bebidas alcoólicas, é fundamental no tratamento da dengue. Talvez você já tenha ouvido falar sobre, mas como pode ser que não saiba muito bem porque a hidratação é tão importante, explicamos.
Durante o curso natural da doença ocorre a saída da parte líquida do sangue dos vasos. Isso acontece devido à alteração da permeabilidade do vaso devido à doença. Os vasos, normalmente, impermeáveis deixam de sê-lo e isto permite a perda de líquido. Esta perda, que causa diminuição de volume dentro do vaso sanguíneo, ocasiona complicações da dengue como derrame de líquido nas pleuras e ascite (conhecido como barriga d’água).
Isso ocorre sem que a pessoa perceba. Mas é possível ajudar o organismo a repor o que está sendo perdido por meio da ingestão de líquidos, ou seja, da hidratação. E isso deve ser feito logo no início dos sintomas, antes mesmo de chegar ao médico. Esta hidratação oral deve ser mantida quando o estado de saúde do paciente permite que ele ingere líquidos pela via oral.
Em casos mais graves, o médico indicará a hidratação venosa. Por meio da hidratação venosa coloca-se o líquido diretamente na veia. Mas isso é indicado apenas em alguns casos! Na maior parte das vezes não há necessidade da hidratação venosa e a simples ingestão de líquidos ajuda no tratamento da dengue.
Confira como preparar o soro caseiro:
1 – Dissolva uma colher de sopa de açúcar e 1 colher do tipo cafezinho de sal em um litro de água mineral filtrada ou fervida (mas já fria).
2 - Misture bem e depois beba em pequenos ou goles ou em pequenas colheradas;
3 – Fique atento (a) para não errar as medidas do soro.