Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
29 de agosto de 2016
Gestores do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) se reúnem em Belém

Gestores do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) se reúnem em Belém

Técnicos da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde que atuam na gestão do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) reuniram-se com profissionais de 11 estados em um encontro nacional. Promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA), o evento foi realizado nos dias 15 a 19 de agosto, no Soft Hotel, em Belém. Embora, fisicamente ausentes, os demais representantes estaduais acompanharam o encontro através das redes sociais, atualizadas durante todo o evento.

Na programação, apresentações de experiências exitosas, mesas redondas, minicursos e palestras sobre temas específicos, como as novas versões do SINAN, do Sistema de Transmissão de Dados (SISNET), SINAN Dengue Online, SINAN Web Influenza, SINAN Relatórios e Novo SINAN. Ao fim do encontro foi produzida uma carta de recomendações e sugestões destinada ao Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, ao Secretários de Estado de Saúde dos demais estados, ao CONASS e ao CONASEMS, visando melhorias nos Sistemas de Informações e suas estruturas.

O SINAN é alimentado, principalmente, pelas notificações de doenças e agravos compulsórios descritos na Portaria GM/MS Nº 204 e 205, de 17 de fevereiro de 2016, mas é facultado aos estados e municípios incluir outras consideradas importantes. Dele são extraídos os dados para apuração de indicadores importantes elencados pelas pactuações realizadas entre os três níveis de governo, como por exemplo, o PQA-VS (Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde), cujos resultados alcançados refletem no repasse de recursos públicos.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!