30 de agosto de 2016
Aumentam os casos de problemas de visão relacionados à diabetes, segundo estudo

Entre 1990 e 2010, um período de 20 anos, a proporção de casos de problemas de visão devido à diabetes tem crescido em todo o mundo. A conclusão foi feita por um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Nova Southwestern, nos Estados Unidos, e da Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, publicado essa semana na revista médica “Diabetes Care”.
De acordo com os dados analisados, em 2010, 1 em cada 39 pessoas cegas tinha perdido a visão devido à retinopatia diabética, um problema provocado por taxas altas de açúcar no sangue resultantes da diabetes, que se caracteriza por danos nos vasos sanguíneos da parte de trás do olho.
Esses números representam um aumento de 27% no número de perdas de visão causadas pela diabetes, em comparação com 1990. Nesse período também aumentou a proporção de pessoas com deficiência moderada ou grave causadas pela retinopatia diabética: em 2010, 1 em cada 52 pessoas apresentou o problema, um aumento de 64% desde 1990.
Os pesquisadores alertam para a importância dos exames oftalmológicos em diabéticos. Segundo eles, geralmente, a retinopatia diabética não apresenta sintomas nos estágios iniciais, o que faz com que seja difícil diagnosticá-la no começo. Por isso, é necessário que pessoas com diabetes façam o exame de dilatação dos olhos pelo menos uma vez por ano e controlem os níveis de açúcar no sangue.