01 de setembro de 2016
Hospital da Criança promove campanha para doação de sangue
Em parceria com o Hemorio, principal hemocentro do estado, o Hospital Estadual da Criança vai promover coleta móvel neste sábado (3/9), com o objetivo de colaborar para a manutenção do estoque do hemocentro. Referência estadual para atendimentos de alta e média complexidade, voltada totalmente para a assistência a crianças e jovens com idades entre 0 e 19 anos, o HEC busca chamar a atenção para a importância de doar sangue de forma regular, uma vez que diversos pacientes precisam ser submetidos a transfusões constantes durante seus tratamentos.
- A população fluminense é sempre muito solidária e se mobiliza de forma exemplar quando enfrentamos grandes tragédias, por exemplo. Porém, é preciso lembrar que há pacientes que dependem de transfusões semanais, como aqueles que estão passando por tratamento oncológico. A falta de sangue pode comprometer a continuidade deste tipo de tratamento, por isso é tão importante que as pessoas se conscientizem e colaborem sempre que possível – destaca o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.
A Organização Mundial da Saúde estima que o ideal é que entre 3 e 5% da população de um país seja doadora constante de sangue – como acontece no Japão e nos Estados Unidos, por exemplo. No Brasil, este percentual é inferior a 2% e no Rio de Janeiro, fica em torno de 1,5%.
- É de extrema importância que todos conheçam a necessidade do abastecimento de sangue, não só para os pacientes acidentados, mas também para aqueles que lutam com sucesso contra doenças tratáveis. Contamos com a participação da população que sempre nos ajudou – acrescentou o Diretor de Qualidade do HEC, Lúcio Abreu.
Como participar - A coleta de sangue especial no HEC será realizada no Ambulatório da unidade, entre 10h e 15h. Para doar sangue, os voluntários precisam apresentar documento oficial de identificação com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional), ter entre 18 e 69 anos (incompletos) e estar bem de saúde. Jovens de 16 e 17 anos também podem doar, desde que apresentem autorização dos pais (o modelo de autorização está disponível no site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br). Os doadores devem ter peso mínimo de 50kg e não é necessário estar em jejum – basta evitar alimentos gordurosos nas 3h que antecedem a doação. Outras informações podem ser encontradas no site do Hemorio ou ainda pelo Disque Sangue - 0800 282 0708.
Sobre o HEC - O Hospital Estadual da Criança é a primeira unidade do estado do Rio voltada para o atendimento pediátrico em casos de média e alta complexidade como cirurgias gerais, ortopédicas, neurocirurgias, microcirurgia, plástica, tratamento oncológico e transplantes renais e hepáticos.
Doação de Sangue no Hospital Estadual da Criança
Data: Sábado - 03/09/2016
Horário: 10h às 15h
Local: Ambulatório do Hospital Estadual da Criança – Rua das Tulipas, 209 – Vila Valqueire