Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
08 de setembro de 2016
Hemorio convoca população a doar sangue durante as Paralimpíadas

Hemorio convoca população a doar sangue durante as Paralimpíadas

Junto ao início dos Jogos Paralímpicos, nesta quarta-feira (7/9), o Hemorio convoca a população a participar da campanha inspirada no evento: com o slogan "Eu vou participar dos Jogos. Eu sou Doador no Rio 2016", a ação conta com a participação da para-atleta do arremesso de peso e disco Rosinha dos Santos. Realizada em parceria com a agência de publicidade Heads Propaganda e apoio do Instituto Masan, a campanha busca aumentar o número de voluntários à doação de sangue diariamente até o fim do período, em 18 de setembro. Para Rosinha, participar desta campanha é fazer parte de uma corrente do bem.

- Decidi participar da campanha porque é preciso disseminar informação e conscientizar a sociedade sobre a importância desse ato solidário. Para mim, abraçar essa causa é estender a mão para o próximo – comenta a para-atleta patrocinada pelo Instituto Masan, que está disponibilizando um totem personalizado para que os doadores possam tirar fotos no hemocentro e compartilhar em suas redes sociais, incentivando os amigos a aderirem à campanha.

O diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim, lembra que, também nas Paralimpíadas, a cidade do Rio vai receber um número muito grande de pessoas e que, estar preparado para atender às demandas dos hospitais, é fundamental. O Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.

- É muito importante que as pessoas compareçam para doar sangue e nos ajudar a manter nossos estoques abastecidos durante o período dos Jogos Paralímpicos. Temos capacidade instalada para receber até 400 doadores por dia - explica o diretor.

Doador Rio 2016

Na primeira etapa da campanha, os ex-atletas Flávio Canto, Jaqueline Silva e Sandra Pires demonstraram seu apoio à causa da doação de sangue. Os estoques do Hemorio mantiveram-se estáveis e, durante todo o período dos Jogos, foram coletadas mais de 2.300 bolsas de sangue. A população que visitou o Boulevard Olímpico do Porto Maravilha também colaborou: a unidade de coleta móvel que ficou disponível entre 12 e 20 de agosto, próxima às atrações do local, recebeu mais de 600 voluntários.

Funcionamento do Hemorio

O Hemorio funcionará normalmente durante todo o período dos Jogos Paralímpicos. O salão de doadores funciona diariamente, dentre 7h e 18h, incluindo sábados, domingos e feriados. Para mais informações, a unidade disponibiliza o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 postos de coleta distribuídos pelo estado.

Endereço: Rua Frei Caneca, n°8 - Centro

Para doar

  • Ter entre * 16 e 68 anos;
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar bem de saúde;
  • Portar um documento de identidade oficial com foto;
  • Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
  • Não é necessário estar em jejum.
Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!