Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
09 de setembro de 2016
Dores no corpo e uma extrema rigidez nas articulações podem ser sinais de artrite reumatoide

Dores no corpo e uma extrema rigidez nas articulações podem ser sinais de artrite reumatoide

De repente tarefas simples como colocar os pés no chão ou pegar objetos pequenos como uma simples escova de dente se tornam difíceis. Além da dor, aparece rigidez nas articulações e as juntas ficam enrijecidas e também doloridas. Atenção, porque este podem ser os sintomas iniciais de artrite reumatoide.

A artrite reumatoide é uma doença crônica, sem cura, mas pode ser controlada. Uma combinação de fatores genéticos e ambientais é a principal responsável. Embora a principal característica da artrite reumatoide seja a inflamação das articulações, várias regiões do corpo também podem ser comprometidas tais como joelhos, tornozelos, ombros e cotovelos, além de outras partes do organismo (pulmão, olhos, coluna cervical).

Atualmente, existem tratamentos e medicações que possibilitam que a doença fique inativa e o paciente tenha qualidade de vida. Isto vai depender das características do paciente e sua resposta imunológica. Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor o resultado em longo prazo. Por isso, pessoas com artrite por tempo prolongado, com rigidez nas articulações, principalmente pela manhã, com duração de mais de uma hora, devem procurar assistência médica.

Sintomas e diagnóstico

Na maioria dos casos, a artrite reumatoide se inicia entre os 30 e 40 anos de idade. Os principais sinais e sintomas são artrite persistente (dor, aumento de temperatura, calor e vermelhidão das juntas), principalmente mãos, punhos, joelhos, que podem estar associados ao endurecimento das juntas, mal estar geral, febre e fadiga. Eventualmente estruturas extra-articulares, tais como pulmão, olhos, coração, pele e tecido subcutâneo também podem sofrer lesões pela doença.

O diagnóstico não é fácil, já que os sintomas da artrite reumatoide são muito parecidos com os de outras doenças como lúpus, psoríase e gota. Por isso, nem sempre é possível identificar a doença na primeira ou até na segunda consulta, já que existem mais de cem condições diferentes de doenças que provocam dor e inchaço, algumas vezes vermelhidão e limitação funcional.

Tratamento

Não existe um tratamento único, podem ser usados vários medicamentos, dependendo dos sintomas e da gravidade da doença. O tratamento é voltado para regressão dos quadros inflamatórios e prevenção das deformidades e inclui orientações aos familiares e cuidadores, além de atividades de autocuidados e cuidados do lar, bem como as posturas mais adequadas para evitar o agravamento das deformidades. Quanto mais agressiva, mais intenso deve ser o tratamento. Somente um especialista pode avaliar e determinar quais os medicamentos necessários. Além disso, o tratamento deve ser multiprofissional.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!