Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
09 de setembro de 2016
Cientistas estudam criação de vacina contra Hepatite B administrada por via nasal

Cientistas estudam criação de vacina contra Hepatite B administrada por via nasal

Pesquisadores desenvolveram uma vacina genética para a Hepatite B que é administrada com o uso de um spray nasal. Os cientistas responsáveis pela vacina, que é mais eficaz e menos custa do que as injetáveis, são da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, em Portugal. Até o momento, o spray nasal foi testado de forma positiva em ratos.

A possível futura vacina se basearia nas moléculas denominadas “plasmídeos” que, em teoria, são muito mais resistentes às variações de temperatura que as vacinas comercializadas na atualidade, baseadas nos antígenos que estimulam o sistema imunológico. As moléculas terapêuticas da vacina seriam transportadas da mucosa nasal ao interior das células, o que ficou comprovado nos testes com ratos.

De acordo com a Universidade de Coimbra, esses plasmídeos são pequenas moléculas que transmitem informação genética para as células do corpo. Por esse motivo, eles são capazes de ativar mecanismos de defesa no organismo humano e, dessa maneira, conseguiriam combater o vírus que origina a Hepatite B.

O projeto de pesquisa, que conta com a colaboração da Universidade de Genebra, faz parte de uma linha de pesquisa iniciada na Faculdade de Farmácia de Coimbra em 2003. Estes tipos de nanopartículas foram desenvolvidas durante outros quatro anos, através de um projeto de doutorado na Faculdade de Farmácia de Coimbra.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!