Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
14 de setembro de 2016
UNA-SUS abre matrículas para o curso Doenças Endócrino-Metabólicas e Nutrição

UNA-SUS abre matrículas para o curso Doenças Endócrino-Metabólicas e Nutrição

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) abriu, na segunda-feira (12/9), as inscrições para o curso Doenças Endócrino-Metabólicas e Nutrição. O módulo é ofertado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), integrante da Rede de instituições de educação superior da UNA-SUS. O curso é voltado para profissionais e gestores da área da saúde atuantes no SUS, mas também é aberto para estudantes e demais profissionais interessados no tema.

Doenças endócrinas-metabólicas são aquelas relacionadas com a produção de hormônios como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, osteoporose e outros agravos e originam-se a partir de vários fatores. No entanto, estas doenças podem ser prevenidas ou controladas. A alimentação balanceada é uma das principais abordagens para o controle de possíveis alterações das taxas metabólicas.

Esse é um dos vieses do curso que aborda a avaliação nutricional nos principais comprometimentos endócrino-metabólicos, descrevendo as orientações alimentares feitas para indivíduos com obesidade, diabetes mellitus ou síndrome metabólica. O conteúdo também traz tópicos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), ação que objetiva contribuir com a melhora das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira.

Ofertado de forma autoinstrucional (sem tutoria), esse curso é um dos módulos educacionais de capacitação que compõem os Programas de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) e Mais Médicos. É composto por sete unidades e a carga horária é de 15h. As matrículas podem ser realizadas até 13 de março de 2017 nesta página.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!