14 de setembro de 2016
Seminário discute diversidade sexual e combate à homofobia

“Quem diz o Direito?” É a partir dessa pergunta fundamental que o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e a Comissão dos Direitos da Diversidade Sexual de Gêneros e Afetos da OAB Cabo Frio/RJ estão organizando o I Seminário dos Direitos da Diversidade Sexual de Gêneros e Afetos da Região dos Lagos. O evento, que acontecerá de 19 a 23 de setembro, visa debater sobre saúde, diversidade sexual, relações familiares e outras necessidades específicas da população LGBT, colaborando no combate a lesbofobia, homofobia, bifobia e a transfobia.
Duas pesquisas, desenvolvidas pelo INI/Fiocruz e coordenadas pela própria Adriana, servirão de referência para as reflexões que ocorrerão durante os cinco dias de encontro: Protagonismo Trans, já finalizada e realizada em parceria do Ministério da Saúde, e Protagonismo LGBT, que está em andamento e conta com apoio da Universidade Estácio de Sá (Unesa/Cabo Frio).
As cinco mesas de debate abordarão temas como: os feminismos contemporâneos, o reconhecimento das relações poliamoristas na legislação brasileira, a despatologização das identidades trans, os novos arranjos familiares - diversidade, um exercício democrático, e o estado democrático de direito brasileiro e a representatividade das minorias. Haverá ainda a exibição do documentário Protagonismo Trans, com a presença de seu diretor Luis Carlos de Alencar.
As inscrições estão abertas, são gratuitas, e devem ser feitas no site do INI/Fiocruz.
Confira aqui a programação completa.