30 de setembro de 2016
RJ faz mutirão para acabar com possíveis focos de Aedes aegypti

O estado do Rio de Janeiro organizou uma mobilização para recolher pneus guardados e descartados de forma inadequada. A ação faz parte da campanha nacional, organizada pelos Ministérios da Saúde e Meio Ambiente, em parceria com as Salas Nacionais, Estaduais e Municipais de Coordenação e Controle, e tem como objetivo reduzir os focos do mosquito, que transmite dengue, zika e chikungunya.
Outros onze estados também aderiram à campanha: Pará, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Ceará, Goiás, Amapá, Maranhão e Paraíba iniciaram ações voltadas à imóveis próprios e comerciais, terrenos e pátios vazios. A indústria não faz parte da ação, pois ela já é obrigada por lei a recolher e reciclar seus produtos após a vida útil e, de acordo com dados de 2015, essa reciclagem atingiu 93,7% da meta estabelecida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.
No entanto, ainda há o descarte inadequado por parte dos consumidores, que não devolvem os pneus aos pontos de revenda e também por borracheiros autônomos, que abandonam os pneus velhos em locais impróprios.
Os gestores municipais e estaduais ficam responsáveis pela entrega do material recolhido aos pontos de coleta próprios ou da empresa parceira Reciclanip, criada por fabricantes de pneumáticos para dar destino adequado aos produtos inutilizados, segundo as normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente.
A campanha nacional também é voltada para a população, que é incentivada a levar pneus abandonados que estejam em casa ou em locais próximos até os pontos de coleta, contribuindo para um meio ambiente saudável e para o combate ao mosquito. Com a ação, busca-se chamar a atenção da sociedade para o perigo que o descarte inadequado pode trazer, não só para a natureza, mas também para a saúde de todos.