03 de outubro de 2016
Apendicite: diagnóstico precoce é essencial ao tratamento

O apêndice é um pequeno órgão que fica ligado ao lado direito do intestino grosso. Os especialistas ainda divergem muito sobre a função dele, porém, uma coisa é certa: uma apendicite pode ser muito perigosa.
O problema acontece por causa de uma obstrução do canal que liga o apêndice aos intestino, seja por causa de pedaços de fezes que entram no canal e aumentam a pressão ou por causa de uma hipertrofia do próprio tecido linfoide, que cresce desordenadamente. Dessa forma, acontece uma inflamação que, caso o diagnóstico demore a ser feito, pode progredir até se tornar uma infecção. O maior risco é que se progrida para uma infecção generalizada.
Os principais sintomas da apendicite são dores abdominais, principalmente na região do estômago, perda de apetite, mal estar e concentração da dor no lado direito abaixo do abdômen em um período de 12h a 24h do seu surgimento. Em casos mais graves, também podem aparecer febre e vômito. Quando esses sintomas aparecem, é aconselhável buscar rapidamente o atendimento médico.