07 de outubro de 2016
Medicamentos: a importância de descartar corretamente

A definição legal diz que são medicamento são todos os produtos farmacêuticos, tecnicamente obtidos ou elaborados, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico; sendo um conjunto de substâncias elaboradas que auxiliam na cura de doenças ou ferimentos. Medicamentos são feitos de produtos químicos que podem causar reações variadas em cada pessoa, mas também podem ter impacto no ambiente no caso de descarte incorreto.
Ao descartar os medicamentos no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário, você está contribuindo para um problema de saúde pública. Desde os medicamentos considerados simples como dipirona, até os mais complexos como anti-inflamatórios ou anticoncepcionais, quando descartados de qualquer jeito, acabam indo parar em um lixão ou para um aterro, contaminando o solo e, às vezes até a água, que vai acabar voltando para nossas casas.
Não é só! O descarte desses produtos de forma inadequada pode intoxicar acidentalmente aqueles que trabalham em aterros ou lixões ou mesmo quem esteja pelo local. Há ainda o risco da ingestão desses produtos por crianças e adultos, que ocasiona outro problema social: o abuso intencional de drogas pelas pessoas que vivem em situação de rua.
Por isso, é preciso ter cuidado ao descartar qualquer tipo de medicamento. O site Descarte Consciente explica o problema e orienta sobre o que fazer com medicamentos que não servem mais. Confira aqui! www.descarteconsciente.com.br