14 de outubro de 2016
SES e Fiocruz discutem parceria contra dengue, zika e chikungunya

Diante do risco de aumento de casos de dengue, chikungunya e zika no próximo verão, representantes da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES-RJ) e da Fiocruz se reuniram na última semana para discutir medidas que podem ser tomadas. Uma destas medidas seria o uso da bactéria Wolbachia, além do uso das unidades disseminadoras de larvicida e do larvicida Denguetech.
Conforme noticiou a Agência Fiocruz de Notícias, o Secretário de Saúde do Estado, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, afirmou que poderá utilizar dispositivos como redução de alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para estimular o uso dos produtos e estabelecer parceiras com a Fiocruz para a busca de soluções práticas para o controle vetorial. Também foi discutida a importância do estabelecimento de protocolos para o atendimento a pacientes com dengue, zika e chikungunya.
No encontro ficou definido como encaminhamento que um plano de ação contra o próximo ciclo das doenças, que acontece no verão, será elaborado, incluindo etapas, cronogramas e os resultados esperados. Esse plano servirá como base para o estabelecimento da parceria entre Secretaria de Saúde do Estado do Rio e a Fiocruz para o enfrentamento das três doenças.
(Informações da Agência Fiocruz de Notícias)