Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
14 de outubro de 2016
Evento internacional marca um ano da crise de zika no Brasil

Evento internacional marca um ano da crise de zika no Brasil

Em 11 de novembro do ano passado o Ministério da Saúde (MS) declarou que, diante do aumento dos casos de microcefalia, o país estava diante de uma emergência em saúde pública de importância nacional. As causas da malformação congênita ainda eram desconhecidas, mas a principal suspeita era o vírus Zika. A mesma suspeita para complicações neurológicas em adultos, incluindo a Síndrome de Guillain-Barré, que começavam a ser diagnosticadas. Já este ano, no dia 1º de fevereiro de 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a microcefalia associada ao Zika uma emergência de saúde pública de importância internacional.

Agora, um ano após o primeiro alerta, quais os avanços alcançados e quais desafios persistem em torno desse vírus que continua se espalhando pelo mundo? Para responder essa e outras perguntas e reafirmar seu compromisso com o avanço das pesquisas em prol da saúde pública, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Academia Nacional de Medicina (ANM) e Academia Brasileira de Ciências (ABC), promove, entre os dias 7 e 11 de novembro, o evento internacional Zika, na sede da ANM, no Rio de Janeiro.

O encontro será dividido em dois momentos. No primeiro, nos dias 7 e 8, serão abordados os desafios e perspectivas do vírus zika para as Américas. No segundo, entre os dias 8 e 11, os debates serão em torno das lições, conquistas e obstáculos (científicos, econômicos, sociais ou políticos), mas também dos desafios a serem superados no Brasil e no mundo. Profissionais e cientistas brasileiros e estrangeiros envolvidos desde o início nos relatos dos casos e nos mais diversos achados até o momento estarão presentes.

Os interessados em participar têm até o dia 25 de outubro para se inscrever. Especialistas e estudantes de pós-graduação podem compartilhar os resultados de seus trabalhos. O prazo para submissão de resumos vai até o dia 30 de outubro, por meio do email zika@ioc.fiocruz.br.

Clique aqui para acessar a página do evento.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!