25 de outubro de 2016
PAM Cavalcanti promove ações durante Outubro Rosa
Dentro das mobilizações do Outubro Rosa, o PAM Cavalcanti ofereceu diversas atividades nesta quinta-feira (20) aos pacientes, colaboradores e visitantes, com o objetivo de alertar, principalmente o público feminino, para um tema que é sempre atual: a prevenção do câncer de mama e do colo de útero. Cerca de 300 pessoas passaram pelo evento ao longo do dia e tiveram a oportunidade de entender melhor a doença e receber orientações de saúde. As mulheres com indicativo de exame ainda contaram com agendamento de mamografia.
Visando levar a informação aliada à prevenção, o evento disponibilizou stands para informação e triagem médica realizada pelos profissionais de saúde da unidade que orientaram e encaminharam pacientes com indicativo para a realização de exames de mamografia no Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem (RioImagem). Ao todo, 100 agendamentos foram realizados para o procedimento e os pacientes serão acompanhados no próprio PAM.
- Abaixo das doenças cardiovasculares, o câncer de mama e colo do útero é uma das causas de mortes mais impactantes entre as mulheres. Por isso, o trabalho preventivo é de extrema importância e evita a disseminação da doença que, descoberta no estágio inicial, é possível ser curada. Além disso, é preciso reforçar a conscientização da temática e sensibilizar a população para estimular que as mulheres se cuidem e busquem estar informadas sobre o assunto – explicou a cardiologista e diretora geral do PAM Cavalcanti.
A área externa da unidade abrigou também equipes de saúde e voluntários que orientaram, através de folhetos e dinâmicas, sobre os sinais da doença, formas e técnicas de prevenção e esclareceram as dúvidas levantadas pelos próprios participantes do evento. Uma palestra e apresentação teatral dentro da temática com o grupo Saúde Carioca - composto por profissionais de saúde que se dedicam à arte - complementou a programação na sala de espera da unidade. Serviços de apoio psicológico e assistência jurídica também foram disponibilizados para o público, por profissionais da Associação Brasileira de Apoio a Pacientes com Cancer (ABRAPAC), em parceria com a unidade estadual.