Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
21 de novembro de 2016
Governo Federal cria programa de pesquisa voltado à informatização da saúde

Governo Federal cria programa de pesquisa voltado à informatização da saúde

O Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) assinam um acordo de cooperação para estimular o desenvolvimento de estudos e novas soluções tecnológicas na área da saúde. O objetivo é ampliar o controle das informações por meio de sistemas, elevando a eficiência e a qualidade dos atendimentos realizados pelo SUS.

A portaria interministerial vai promover a abertura de editais para o desenvolvimento de pesquisas, por meio de entidades e especialistas, nas principais áreas de saúde. Serão promovidos projetos pilotos e ferramentas para integração e iniciativas já existentes. A ideia é gerar mais e novos indicadores para a gestão dos recursos do SUS, para a formulação de políticas públicas e para a tomada de decisões eficientes e, também, para qualificar as informações captadas pelos sistemas de informação de saúde.

A melhoria das informações do SUS e implantação de sistemas mais modernos é uma prioridade do MS e a cooperação com o MCTIC vai reforçar a meta de informatização dos atendimentos de saúde, como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Essa ferramenta permitirá o acompanhamento do histórico, dos dados e do resultado de exames dos pacientes, a verificação em tempo real da disponibilidade de medicamentos ou mesmo registrar as visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão.

A definição das pesquisas será feita por um grupo de trabalho com participação de representantes dos dois ministérios. O regimento interno do grupo será elaborado em 90 dias a partir da publicação da portaria.

Telessaúde

O Ministério da Saúde também assinou Termo de Execução Descentralizada (TED) transferindo R$ 3 milhões para o MCTIC, para a manutenção do programa Telessaúde Brasil Redes. O objetivo do programa é otimizar o atendimento à população, conectando profissionais da Atenção Básica a especialistas vinculados a instituições de referência.

O Telessaúde traz diversos benefícios, como a diminuição de riscos, agravos e custos com deslocamentos e remoções de pacientes, valorização e qualificação dos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), estímulo à fixação de profissionais em áreas remotas ou de difícil acesso, melhoria da resolubilidade nos serviços de atenção a saúde, e inclusão social e digital.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!