Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
25 de novembro de 2016
Solidariedade marca segundo dia da Semana da Saúde

Solidariedade marca segundo dia da Semana da Saúde

A auxiliar administrativo Thaísa Fontes Cardoso, 19 anos venceu o medo em nome de uma boa causa. Ela aproveitou a hora do almoço para doar sangue. Assim como a jovem, outros 1267 voluntários compareceram ao Hemorio ou à Cinelândia nos dois primeiros dias da Semana da Saúde. A ação que será realizada até amanhã já coletou 943 bolsas de sangue.

- Há cerca de duas semanas eu perdi um grande amigo, tentei doar sangue pra ele, mas infelizmente não deu tempo. Fiquei sabendo da campanha e não perdi tempo. Eu sei que meu sangue vai ajudar a salvar vidas, por isso, superei o medo e vim – disse Thaísa.

Além da doação de sangue, quem passar pela Cinelândia também pode aferir a pressão e fazer testes de glicemia e colesterol. Os homens têm um espaço dedicado a eles com a realização de consultas com urologistas e testes de PSA e todos podem tirar dúvidas sobre como prevenir dengue, zika e chikungunya com profissionais da Vigilância em Saúde.

- Este ano resolvemos ampliar a tradicional Semana Nacional de Doação de Sangue e oferecer outros serviços. O retorno tem superado nossas expectativas. Amanhã é o último dia da campanha e esperamos receber ainda mais doações de sangue – disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Quem pode doar
- Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação, além de não ingerir álcool 12 horas antes.

Encerramento com festa - A partir das 10h, um cortejo de atores da ONG Conexão do Bem, que se apresenta uma vez por mês na sede do Hemorio, promete alegrar os voluntários. Na Cinelândia, o grupo se apresenta na Praça e na estrutura montada para o evento.

À tarde, a alegria fica por conta do bloco Cacique de Ramos, que vai juntar solidariedade e samba.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!