28 de novembro de 2016
Primeira vacina contra malária será lançada em 2018 com apoio da OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a primeira vacina contra malária do mundo será lançada na África Subsaariana. Campanhas de imunização terão início em 2018. O produto foi desenvolvido por uma parceria entre a GlaxoSmithKline e a PATH Malaria Vaccine Initiative (MVI), com apoio da Fundação Bill & Melinda Gates e de uma rede de centros de pesquisa africanos.
A vacina, conhecida como RTS,S, age globalmente contra o mais mortal dos protozoários parasitas da malária, o Plasmodium falciparum, muito comuns na África. Baseada em resultados de testes clínicos, a nova vacina fornecerá proteção parcial contra a malária em crianças.
De acordo com a OMS, o programa-piloto irá avaliar a possibilidade de entregar as quatro doses necessárias de RTS,S; e analisará o impacto da vacina nas pessoas, assim como sua segurança no contexto de uso cotidiano. Além disso, analisará os efeitos protetivos da vacina em crianças de até 17 meses.
Segundo a organização, a vacina sozinha não é uma ferramenta absoluta de prevenção à malária, mas deve ser complementar a outras iniciativas, incluindo redes de proteção contra mosquitos, inseticidas, tratamento preventivo para crianças e durante a gravidez, diagnóstico rápido, entre outros.