Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
25 de novembro de 2016
Pesquisadores trabalham para desenvolver vacina contra o Aedes aegypti

Pesquisadores trabalham para desenvolver vacina contra o Aedes aegypti

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão trabalhando para desenvolver o que pode ser a primeira vacina no mundo diretamente contra o Aedes aegypti. A ideia é que, imunizando as pessoas, a vacina bloqueie a transmissão do vírus da zika, da dengue, da chikungunya e de outras arboviroses.

A vacina funcionaria em três etapas. As pessoas seriam vacinadas, e, então, produziriam anticorpos contra o Aedes aegypti. Os mosquitos que picassem essas pessoas poderiam perder a capacidade em transmitir arboviroses, colocar menos ovos na natureza ou até mesmo morrer logo após a picada. Resultados preliminares, em camundongos, mostraram que a vacina interfere no ciclo de vida do inseto.

O projeto é um dos aprovados pelo Ministério da Saúde para apoiar projetos de pesquisa no combate ao vírus Zika e no enfrentamento ao Aedes aegypti. Estão envolvidos no estudo, além dos pesquisadores da UFMG, o Centro de Pesquisas René Rachou, unidade de Belo Horizonte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Federal de Ouro Preto e o Instituto Butantan.

A ideia dessa vacina nasceu na UFMG, mas não é a primeira vacina contra insetos desenvolvida por profissionais da instituição. A vacina contra o mosquito palha, que é o transmissor da leishmaniose visceral canina e humana, foi a primeira desenvolvida pelo grupo, que hoje, possui a patente do produto.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!