Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
25 de novembro de 2016
ONU pede aumento de esforços para promover amamentação


Especialistas em direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) declararam que os países precisam intensificar os esforços para proteger, promover e apoiar a amamentação como direito humano. Além disso, disseram que é preciso pôr fim à publicidade inadequada de substitutos do leite materno e outros alimentos para lactentes e crianças pequenas.

A declaração conjunta (disponível aqui em inglês http://www.ohchr.org/EN/NewsEvents/Pages/DisplayNews.aspx?NewsID=20871&LangID=E ) foi emitida por relatores especiais sobre o direito à amamentação e à saúde, pelo grupo técnico de trabalho sobre a questão da discriminação contra a mulher na legislação e na prática e pelo Comitê de Direitos Humanos da Criança.

Citando a nova evidência publicada este ano no The Lancet, os especialistas enfatizaram a importância e os numerosos benefícios da amamentação, tanto para a mãe quanto para seu filho. Eles expressaram preocupação pela falta de progresso em relação à melhora das taxas de lactância materna em nível mundial e também no fornecimento de apoio e proteção aos direitos que deveriam ser garantidos às mulheres e crianças.

Os especialistas também expressaram uma preocupação em particular sobre a contínua publicidade enganosa dos substitutos do leite materno e outros alimentos destinados a lactantes e crianças pequenas. Eles apontaram que há pouca responsabilidade corporativa pelas consequências adversas de tais práticas de marketing, que, segundo eles, continuam prejudicando os esforços para melhorar as taxas de aleitamento materno precoce e exclusivo.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!