Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
02 de dezembro de 2016
Dia Nacional de Combate ao Mosquito: mobilização é fundamental


Um verdadeiro mutirão de informação e conscientização contra o Aedes aegypti tomou conta de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira (2/12). O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., e o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, percorreram a comunidade acompanhados de estrelas olímpicas, como a ginasta Daniele Hypólito, o nadador Luiz Lima e a jogadora de vôlei de praia Bárbara, medalhista de prata nos Jogos Rio 2016. O esforço em conjunto é o pontapé inicial da campanha dos governos Federal, Estadual e Municipais para prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito - dengue, zika e chikungunya.

A comitiva visitou a Clínica da Família Helena Besserman Vianna, acompanhada do subsecretário geral da Secretaria Municipal de Saúde da capital, José Carlos Prado Júnior. Depois, o ministro Picciani, representando o presidente Michel Temer, entregou dez carros utilitários que serão distribuídos pelos municípios do Estado para ações de Vigilância em Saúde. E os craques olímpicos, entre um grupo de atletas que levou também promessas do time da Marinha em várias modalidades, fizeram a alegria dos alunos da Escola Municipal Rio das Pedras, que se reuniram no pátio para aprender a lição de casa de não deixar água parada acumulada.

- O combate ao Aedes é uma preocupação das autoridades de saúde de todo o país, mas o envolvimento da população é importantíssimo. E temos que começar agora, em dezembro, para evitar que as pessoas fiquem doentes. O mosquito tem um ciclo semanal. Então não custa tirar dez minutinhos, uma vez por semana, para procurar e neutralizar os focos dentro de casa. Cerca de 90% dos locais propícios para a reprodução do Aedes aegypti estão em imóveis residenciais - explicou o secretário Luiz Antônio.

- É uma tarefa que tem que ser desempenhada por todo cidadão, senão não é possível vencer essa batalha. É com muita satisfação que eu vejo esse time de atletas brasileiros nos acompanhando nesse dia especial aqui no Rio de Janeiro - complementou o ministro Picciani.

Em alerta por causa da chikungunya

A preocupação maior da SES neste verão é com um possível crescimento dos casos de chikungunya. De 1º de janeiro até 16 de novembro de 2016, 15.149 pessoas contraíram a doença no Estado, segundo as notificações dos municípios.

- Parte da população já está imunizada contra os vírus da zika e da dengue tipo 1, o que deve circular neste verão. O chikungunya é um vírus novo, e já há transmissão doméstica, dentro do Estado. Estamos reforçando essa campanha de mobilização para que os moradores não deixem de fiscalizar os criadouros - reforçou o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!