Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
02 de janeiro de 2017
Projeto Eliminar a Dengue anuncia avanço em Niterói

Projeto Eliminar a Dengue anuncia avanço em Niterói

O projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil entra agora em fase de expansão, chegando aos bairros de Charitas, Preventório, São Francisco e Cachoeira, em Niterói. O projeto pretende reduzir a transmissão dos vírus da dengue, do zika e da chikungunya, por meio da liberação do mosquito Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia.

O método utilizado é natural, seguro e sem qualquer risco para as pessoas, os animais e o meio ambiente. O projeto faz parte de uma iniciativa internacional, o programa Eliminate Dengue: Our Challenge, sem fins lucrativos, que é conduzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Entre agosto de 2015 e janeiro de 2016 foram realizados os projetos-piloto em Tubiacanga, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, e Jurujuba, em Niterói. Nestes bairros foram liberados os Aedes aegypti com Wolbachia, a bactéria reduz a capacidade de transmissão da dengue, do zika e da chikungunya pelo mosquito.

Até o momento, nessas áreas dos projetos-piloto, cerca de 80% da população de Aedes aegypti possui a bactéria Wolbachia, um resultado considerado, pela equipe do projeto, como satisfatório e muito positivo. O programa iniciado na Austrália vem obtendo grande êxito há mais de cinco anos. Projetos-piloto também foram realizados na Colômbia, na Indonésia e no Vietnã.

O objetivo do projeto é substituir, gradualmente, toda a população de Aedes aegypti de campo pelos mosquitos com a bactéria. Isso acontece através do cruzamento dos Aedes aegypti, na medida em que a bactéria é passada naturalmente da fêmea para os filhotes, que já nascem com a Wolbachia.

Fase de expansão

A nova fase do Eliminar a Dengue: Desafio Brasil terá a participação de uma equipe multidisciplinar e de especialistas que irá trabalhar para informar a população sobre as liberações de Aedes aegypti com a Wolbachia nos quatro bairros de Niterói. Após o engajamento da população, serão feiras as liberações dos Aedes com Wolbachia seguido do período de monitoramento deve perdurar por alguns meses.

A escolha de Charitas, Preventório, São Francisco e Cachoeira dará continuidade ao processo iniciado em Jurujuba. Em seguida, a fase de expansão do projeto chegará, ainda em 2017, a outros bairros de região de Praia de Baía e da Região Oceânica de Niterói, além de áreas do município do Rio de Janeiro.

Durante a fase de expansão serão conduzidas avaliações epidemiológicas das arboviroses circulantes, em parceria com os municípios, na tentativa de verificar o impacto da liberação dos mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia na redução do número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!