24 de janeiro de 2017
Conheça mitos e verdades sobre o Aedes aegypti
AS LARVAS DO MOSQUITO SÓ SE DESEVOLVEM EM ÁGUA LIMPA - FALSO!
De acordo com dados de pesquisas recentes, o Aedes aegypti pode se desenvolver em qualquer tipo de água, mesmo suja, dependendo apenas da oferta do criadouro disponível. No entanto, o desenvolvimento do mosquito é mais comum em água limpa, pois são os criadouros que, geralmente, estão disponíveis nas residências. Então, para combater o mosquito, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.
PARA MATAR OS OVOS DO MOSQUITO BASTA SECAR OS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA PARADA - FALSO!
Não basta apenas secar os reservatórios de água parada. É preciso também limpar o local, com esponja ou escova, pois as fêmeas depositam os ovos nas paredes dos recipientes, milímetros acima da linha d’água. Como o ovo pode ser manter "vivo" por mais de um ano sem contato com a água, ele também precisa ser removido.
BORRA DE CAFÉ NA ÁGUA DAS PLANTAS MATA OS OVOS DO MOSQUITO - FALSO!
Não há comprovação de eficácia da borra de café na água das plantas e/ou sobre a terra no combate ao mosquito. Pelo contrário, já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti se desenvolve na água suja de borra de café. O correto é eliminar o uso dos pratos dos vasos ou colocar areia até as bordas deles, para evitar acúmulo de água.
MISTURAR UMA COLHER DE VINAGRE EM ÁGUA E DERRAMAR EM PNEUS E OUTROS RECIPIENTES MATA AS LARVAS – FALSO!
O modo mais eficaz de eliminar as larvas do mosquito é acabar com os recipientes que possam acumular água parada. Se eles não puderem ser eliminados, por exemplo, caixas d’água ou tonéis, eles devem estar bem vedados.
ÁGUA SANITÁRIA E FUMO DE ROLO TÊM AÇÃO SOBRE OS FOCOS – FALSO!
Não existe comprovação da eficácia. É prudente não confiar.
AR CONDICIONADO E VENTILADORES MATAM O MOSQUITO - FALSO!
Quando se usa o ar condicionado, a temperatura e a umidade baixam e isso inibe a ação do mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada, mas não morre. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento quando eles estiverem desligados.
TOMAR VITAMINA B IMPEDE A PICADA DO MOSQUITO - FALSO!
O uso de vitamina B pode afastar temporariamente o mosquito da pele da pessoa, mas isso não dura muito e também vai variar de acordo com o metabolismo de cada um, podendo até não ter efeito algum.
O AEDES AEGYPTI NÃO CHEGA A ANDARES ALTOS NOS PRÉDIOS – FALSO!
O Aedes aegypti é um mosquito caseiro e voa baixo. O inseto prefere ficar em áreas fechadas e atacar na região das pernas, embaixo das mesas e próximo ao chão. No entanto, pode atingir andares mais altos dos prédios dentro dos elevadores.
OS AQUÁRIOS TAMBÉM SÃO CRIADOUROS DO AEDES – FALSO EM PARTE
Somente se não houver peixes. As larvas dos mosquitos são o prato preferido dos peixes.
Algumas informações que circulam, no entanto, são verdadeiras.
A CHEGADA DAS CHUVAS AUMENTA A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO – VERDADEIRO!
Os ovos não são postos diretamente na água e, sim, milímetros acima de sua superfície, em recipientes como latas e garrafas, pneus, calhas, caixas d'água descobertas, pratos de vasos de plantas ou qualquer outro que possa armazenar água. Quando chove, o nível da água sobe, entra em contato com os ovos, que precisam de apenas meia hora para se transformar em larvas. Em no máximo sete dias, a larva dá origem a um novo mosquito. Além disso, com a chegada das chuvas tem-se o aumento da umidade relativa do ar, o que potencializa o desenvolvimento da larva.
É PERMITIDO USAR INSETICIDAS DIARIAMENTE CONTRA O AEDES - VERDADEIRO
A maioria dos aerossóis domésticos possui piretróide, substância que, segundo alguns especialistas, é menos tóxica para as pessoas. No entanto, os inseticidas não devem ser borrifados diretamente em pessoas, animais ou plantas. Mas é uma medida paliativa. A eliminação de criadouros do mosquito ainda é a melhor estratégia.
O AEDES TAMBÉM SE DESENVOLVE EM PISCINAS – VERDADEIRO EM PARTE
O Aedes só se desenvolve em água de piscinas abandonadas. Se a água for tratada, com pH adequado e clorada de forma regular, não há qualquer risco de desenvolvimento de larvas do Aedes. É recomendável limpar as bordas das piscinas periodicamente, pois podem servir como depósito para ovos do mosquito.
VASOS SANITÁRIOS POUCO UTILIZADOS PODEM PROMOVER A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO – VERDADEIRO!
Vasos sanitários podem ser potenciais criadouros do mosquito. Utilize um escovão e produtos de limpeza, para remover possíveis ovos das paredes do vaso. Realize esta limpeza semanalmente e deixe a tampa sempre fechada. Em banheiros pouco usados, dê descarga uma vez por semana, para não deixar por muito tempo água parada.
CRIANÇAS PODEM USAR REPELENTE, MAS HÁ RESTRIÇÕES - VERDADEIRO!
Recomenda-se que as crianças entre 02 e 12 anos de idade usem repelentes no máximo três vezes ao dia. O uso deve ser diretamente na pele, a base de DEET, com concentração máxima de 10%. Concentrações superiores a 10% só podem ser usadas por crianças maiores de 12 anos.