Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
02 de fevereiro de 2017
Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase: procurar para curar


Uma das patologias mais antigas da história, a hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, que acomete a pele e o sistema nervoso periférico. Ela é causada por um bacilo (mycobacterium leprae) que é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente através de tosse e espirro. Seus principais sinais são: manchas na pele esbranquiçadas ou avermelhadas, caroços e inchaço no corpo e diminuição da sensibilidade ao calor e à dor e da sensibilidade tátil. É importante ressaltar que a maioria das pessoas que tem contato com a bactéria não ficam doentes por conta da imunidade natural.

Embora a doença tenha cura e tratamento gratuito esteja disponível nas unidades de atenção básica do SUS, a hanseníase ainda é um grande desafio e um grave problema de saúde pública no Brasil. Isso devido ao elevado potencial incapacitante se não for diagnosticada precocemente. Diante desse contexto, há a necessidade contínua de esclarecimentos sobre as formas de prevenção e diagnóstico, a fim de combater o estigma e o preconceito persistentes ao longo dos anos. Sendo assim, com objetivo de conscientizar a população e reafirmar o compromisso de luta contra a doença a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o Dia Mundial de Luta Contra Hanseníase, comemorado anualmente no último domingo do mês de janeiro.


Este ano, as ações de informação e conscientização no Estado do Rio de Janeiro aconteceram ao longo da semana anterior à data e até o mês de fevereiro. Uma ótima oportunidade para a população conhecer e se informar sobre a doença. Confira quais foram as ações que foram ou serão realizadas pelos municípios:

 

APERIBÉ

No dia 26 de janeiro o município promoveu a capacitação em Identificação de Casos para os Agentes Comunitários de Saúde. Além disso, de 30 de janeiro a 3 de fevereiro foram realizadas atividades educativas nas unidades de PSF.

 

ARARUAMA

No dia 29 de janeiro ocorreram atividades educativas na Praça Antônio Raposo.



 

CARAPEBUS

No dia 24 de janeiro foram realizadas atividades educativas na NUASMICA.


 

QUISSAMÃ


 

RIO DAS OSTRAS

No dia 29 de janeiro o município promoveu atividades educativas na Igreja Evangélica Bola de Neve, na Assembleia de Deus Vitória em Cristo e na 1ª Igreja batista de Rio as Ostras. Já entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro as atividades foram no Centro Extensão do Bosque e no dia 1° de fevereiro no Centro de Saúde Nova Cidade. Além disso, no dia 30 de janeiro foi feita uma entrevista na rádio Energia e no dia 31 na rádio Novo Rio.



 

SÃO JOÃO DA BARRA

No dia 13 de fevereiro serão realizadas atividades educativas na Policlínica do Município, que fica na Rua Barão de Vasconcellos, 200.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!