Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
10 de fevereiro de 2017
Dezinho: novo super-herói ganha apoio das crianças para combater o Aedes aegypti

Dezinho: novo super-herói ganha apoio das crianças para combater o Aedes aegypti

Sabe aquele menino que mora na casa próxima a sua? E aquele outro que estuda com você ou com seu filho? O Dezinho é como eles, uma criança comum. Mas ele tem uma missão importantíssima: combater um vilão que apesar de ser pequeno é muito perigoso, o Aedes aegypti. Quando o alarme toca, Dezinho veste a capa e se transforma em um super-herói para derrotar o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e da zika.

Mas esta não é a única missão dele. Com o novo personagem, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) quer mobilizar as crianças e, por intermédio delas, lembrar a pais, mães, avós, amigos e vizinhos que todos precisam fazer parte do combate ao mosquito. Pelo que se viu durante a apresentação do Dezinho ao público, nesta sexta-feira (10/2) em um evento na Cidade do Samba, as crianças vão ajudar o Dezinho a derrotar o Aedes.

“Achei o Dezinho legal. É muito maneiro o trabalho dele! Ele vai ajudar a fazer as pessoas entenderem que estas doenças podem pegar todo mundo e que é preciso tomar cuidado”, comentou João Victor da Silva, de 12 anos, aluna do Educandário Abrão David. Não foi só ele que gostou. “Gostei muito do Dezinho porque é muito melhor aprender, brincado”, disse Gabriela, Gomes, de 11 anos, aluna do Educandário Abrão David.

Andressa Rodrigues, também de 11 anos e também aluna do Educandário concorda e acrescenta: “o Dezinho é muito legal pelo que transmite”. Já a colega de escola Ana Clara, de 9 anos, deu um exemplo: “as pessoas a não deixar água parada. Às vezes as crianças as vezes brincam com água e precisam aprender isso. Tomara que com o Dezinho todas as crianças prestem atenção”, disse Ana Clara de 9 anos.

“É muito interessante um personagem para falar com as crianças, porque ao mesmo tempo que diverte, ensina”, opina Estefany Evaristo, de 16 anos, aluna do do Instituto Educacional Sarah Kubitschek. Também aluna do Sarah Kubitschek, Edleny Moraes, de 20 anos, acha que as crianças vão adorar. “A melhor coisa é aprender brincando”, resume.

Material para divulgação

Como a ideia é que o Dezinho seja utilizado por prefeituras e órgãos que queiram promover o engajamento em ações de vigilância em Saúde, materiais como panfletos, jogos, tirinhas e adesivos estão disponíveis para download com licença Creative Commons (sem limitações de direitos autorais). Há também GIFs e vídeos para postar nas redes sociais e compartilhar pelo WhatsApp. Todo o material está reunido no site www.riocontraoaedes.com.br.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!