Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
15 de fevereiro de 2017
Dezinho e Selminha Sorriso levam campanha contra o Aedes ao Hospital Estadual da Criança

Dezinho e Selminha Sorriso levam campanha contra o Aedes ao Hospital Estadual da Criança

O mascote Dezinho levou sua mensagem contra o Aedes aegypti nesta terça-feira (14/02) aos pequenos pacientes do Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire. O boneco contou com uma ajuda especial em mais uma etapa da luta contra o mosquito, a porta-bandeira Selminha Sorriso e as crianças do projeto social Sonho do Beija Flor, da escola de samba de Nilópolis, também visitaram a unidade, que é referência no tratamento infantil de alta complexidade. Eles percorreram o ambulatório e os andares do hospital, arrancando sorrisos e conscientizando não só as crianças, mas também pais e familiares, sobre a importância de combater o transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A porta-bandeira Selminha Sorriso, seus pequenos passistas e o boneco Dezinho levaram aos corredores do hospital o espírito carnavalesco, convidando a todos para dançar ao som do samba interpretado por Neguinho da Beija-flor.

- É muito importante conscientizar as crianças, vejam como elas aprendem a mensagem rápido. As crianças são maravilhosas. Eu vou vestir a camisa da campanha e divulgar nas redes sociais também. É importante cada um fazer seu papel - explicou Selminha Sorriso e completou cantando - Olha o menino Dezinho aí, não podemos deixar o mosquito se criar.

No ambulatório da unidade, a mãe do pequeno David Júnior, de 1 ano e meio, que correu para abraçar o boneco, falou sobre a importância deste tipo de evento no hospital.

- Ele ainda é muito pequeno para entender como é bom esse tipo de campanha. Mas é muito bom vocês virem aqui, vejam como ele está feliz. Esse recado contra o mosquito está sendo transmitido da melhor maneira, tem que ter isso sempre. Ele vai crescer já sabendo - disse Caroline dos Santos, que é moradora de São Gonçalo.

No quinto andar, a família do menino Miguel se encantou com Dezinho, tiraram fotos e ficaram atentos aos folhetos e sobre a explicação de como combater o mosquito Aedes.

- Nossa família adorou o Dezinho! Já sabemos sobre as dicas de como não deixar água parada e como combater o mosquito, mas é sempre bom reforçar. Vocês estão de parabéns, adoramos o Dezinho - disse Elisângela Pereira Machado, mãe de Miguel, de 5 anos, que está fazendo quimioterapia.

Dezinho Contra o Aedes – Criado pela Secretaria de Estado de Saúde, o personagem Dezinho tem como objetivo a mobilização da sociedade, com foco voltados para as crianças. O menino herói ganhou vida pelo traço do ilustrador e designer Luciano Freitas, da equipe da SES, e o objetivo é que possa ser utilizado por todas as prefeituras e outros órgãos que queiram promover o engajamento em ações de vigilância em Saúde. Materiais para imprimir – como panfletos e um jogo dos 10 erros interativo – e adesivos "Morador Nota 10" para serem colados nas residências durante visitas dos agentes da Vigilância estão disponíveis com licença Creative Commons (sem limitações de direitos autorais) no site www.riocontraoaedes.com.br.

Além do material disponível no site, também estão livres para download tirinhas em quadrinhos com as aventuras do Dezinho e sua família, GIFs animadas e vídeos, para postar nas redes sociais e compartilhar pelo Whatsapp. Tudo com dicas de como combater o mosquito no dia a dia. O personagem também vai percorrer diferentes regiões do estado nas ações de prevenção à dengue, zika e chikungunya. Nas próximas semanas, os compromissos do Dezinho ainda incluem visitas a colégios estaduais, numa parceria da SES com a Secretaria de Estado de Educação.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!