Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
21 de fevereiro de 2017
Fiocruz conduzirá estudo inédito sobre prevenção ao HIV

Fiocruz conduzirá estudo inédito sobre prevenção ao HIV

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), através do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids (LaPClin-Aids), coordenará o primeiro estudo mundial para avaliar a utilização de um novo tipo de anticorpo na prevenção do HIV. Denominado A.M.P. (Anticorpos Mediando Prevenção), o estudo prevê a participação de 2700 voluntários nas Américas do Norte e do Sul e 1500 na África Subsaariana.

No Brasil, o A.M.P. será realizado apenas no Rio de Janeiro, no LaPClin-Aids, onde 100 voluntários serão acompanhados. O A.M.P. consiste na infusão, de forma intravenosa, do anticorpo desenvolvido em laboratório VRC01, que vem demonstrando a capacidade de combater cerca de 90% dos subtipos de HIV.

Além de saber se o VRC01 pode prevenir o HIV, o estudo também tem como objetivo descobrir qual é a dose necessária e avaliar se o seu uso é seguro e tolerável. Espera-se também com o estudo produza o conhecimento necessário para o futuro desenvolvimento de uma vacina segura e efetiva contra o HIV. O A.M.P. foi desenvolvido por dois grupos, o HIV Vaccine Trials Network (HVTN) e o HIV Prevention Trials Network (HPTN), em parceria com centros de pesquisa dos países onde o estudo será realizado.

Ao integrar o estudo, o voluntário receberá aconselhamento e testagem regular do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), assim como tratamento específico para aquelas que forem diagnosticadas. Serão fornecidas informações sobre as indicações do uso da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Pré-Exposição (PrEP), além de preservativos e lubrificantes.

Os interessados em candidatar-se a participar do A.M.P. podem entrar em contato através dos telefones 9090 2260-6700 (gratuito) ou 3865-9659, pelo e-mail: ampfiocruz@gmail.com ou através da página do projeto no Facebook: @ampfiocruz.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!