Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
22 de fevereiro de 2017
Vacina Pentavalente passa a ser produzida e adquirida no Brasil

Vacina Pentavalente passa a ser produzida e adquirida no Brasil

Uma parceria entre o Ministério da Saúde, Bio-manguinhos/Fiocruz e o instituto Butantan tornou possível a produção no Brasil da vacina pentavalente, oferecida no Programa Nacional de Imunização (PNI). A vacina garante proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e bactéria haemophilus influenza tipo b (responsável por infecções no nariz e na garganta).

A produção no Brasil visa garantir autossuficiência da produção nacional, para a manutenção da sustentabilidade da demanda do país, diminuindo a possibilidade de ocorrência de desabastecimento de produtos e não ficando condicionada à lei de mercado. Atualmente a vacina é importada, produzida pelo Laboratório Serun Institute e adquirida por meio do Fundo Rotatório da Organizaçao Panamericana das Américas (OPAS).

Esquema Vacinal

Desde 2012, o PNI oferta a vacina pentavalente no calendário de vacinação. As crianças devem tomar três doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade. Mesmo com a mudança na aquisição da vacina, o esquema vacinal ofertado nos postos de saúde continua o mesmo.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!