Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
22 de fevereiro de 2017
Cigarro eletrônico: saiba mais sobre este produto que não pode ser importado e comercializado no país

Cigarro eletrônico: saiba mais sobre este produto que não pode ser importado

Em 2009 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu proibir formalmente o comércio e importação de qualquer Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF), os chamados cigarros eletrônicos. A proibição – RDC 46/2009 – atinge especialmente os produtos que se apresentam como alternativa ao tratamento do tabagismo.

O cigarro eletrônico, na verdade, nunca teve registro no país, mas a Anvisa optou pela proibição formal após uma consulta pública que contou com a participação de órgãos de defesa do consumidor. A decisão levou em consideração a falta de comprovação científica sobre a eficácia e segurança do produto.

Mas apesar da decisão, ainda existem muitas dúvidas em relação aos DEFs. Para revisar os estudos a respeito dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) e do tratamento da dependência da nicotina a partir do uso desses dispositivos, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), a Anvisa e o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) lançaram o livro “Cigarros eletrônicos: o que sabemos?”.

A leitura da pesquisa é importante para que sejam feitos esclarecimentos acerca dos cigarros eletrônicos e de informações relacionadas, como a proibição da comercialização no Brasil. Clique aqui e faça o download do livro.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!