Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
14 de março de 2017
SES esclarece que não há registros de Mal da Vaca Louca no estado

SES esclarece que não há registros de Mal da Vaca Louca no estado

A SES informa que não existem registros de casos e nem de óbitos notificados, no Rio e nem no Brasil, de Doença de Creutzfeld-Jakob na sua forma variante vDCJ, que é confundida com o “Mal da Vaca Louca”, doença que ocorre no gado conhecida tecnicamente como Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB).

Sobre a doença

A doença de Creutzfeld-Jakob (DCJ) é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, causada por um agente infeccioso e considerada rara. Os sintomas são: alterações de memória e comportamento, demência progressiva acompanhada de sintomas neurológicos e psiquiátricos.

A DCJ pode se apresentar de duas formas, a forma clássica e a variante (vDCJ). A forma clássica atinge normalmente a faixa etária acima de 60 anos e ocorre de forma esporádica. A forma variante ocorre após a ingestão de carne bovina contaminada de animais que desenvolveram a encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como "Mal da Vaca Louca", que só ocorre em animais.

Notificação

Desde 2005, a DCJ foi inserida na lista de doenças de notificação compulsória imediata, ou seja, deve ser feita em até 24h.

Dados

Entre 2004 e fevereiro de 2017, foram notificados ao Ministério da Saúde, 927 casos suspeitos. O primeiro caso de DCJ no estado do RJ foi notificado em 2008. Nos últimos cinco anos, de 2013 a 2017, foram notificados 34 casos, todos na sua forma clássica, nunca houve notificação de um caso da variante da DCJ no Brasil.

A ausência de casos de EEB em animais, reforça a inexistência de casos ou óbitos dessa variante da DCJ em humanos no país.

SES esclarece que não há registros de Mal da Vaca Louca no estado

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!