21 de março de 2017
UNA-SUS abre matrículas para curso sobre Coinfecção TB-HIV

Capacitar profissionais de saúde para o atendimento integral das pessoas coinfectadas por tuberculose e HIV/Aids. Este é o objetivo do curso online Manejo da Coinfecção TB-HIV, fruto de uma parceria entre a Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS) e Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS). As inscrições, abertas no dia 7 de março, podem ser feitas até 21 de maio. O curso tem carga horária de 60 horas.
Dividido em três unidades, o conteúdo aborda tanto aspectos etiológicos, como psicossociais e clínicos da associação entre as doenças, além dos procedimentos operacionais e as rotinas necessárias para a organização dos serviços que atendem as pessoas coinfectadas. Os casos clínicos interativos simulam situações reais vividas frequentemente pelos profissionais atuantes nas unidades básicas de saúde. São utilizados muitos recursos visuais e de multimídia, tais como animações, vídeos e infográficos, tornando o aprendizado mais dinâmico e agradável.
Tuberculose
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata no mundo e a que mais mata pessoas com aids no Brasil. Segundo a nova classificação da OMS 2016-2020, o Brasil ocupa a 20ª posição na lista dos 30 países com alta carga de TB e a 19ª posição na lista dos 30 países com alta carga de TB/HIV.
Clique aqui para fazer a inscrição.